terça-feira, 28 de outubro de 2008

Saudade para que te – não – te quero.

Saudade. Uma palavra, sentimento, sensação que nos acompanha sempre. A saudade só existe por algo, ou alguém que não temos mais, ou não temos próximo – que faz falta. A saudade é o privilégio de algo bom. O sentimento saboroso – doloroso de uma boa vivência. A vontade de ter de novo, reviver. A forma de pedir um pouco ou muito mais.

Só sentimos saudade do que nos tocou, de algo que fez diferença, ou simplesmente sentimos saudade da sensação de conforto, do conhecido, da segurança.

Mas, a saudade está sempre ligada a um sentimento positivo, bom? Sim... pois, até quando sentimos saudade de algo ruim, só sentimos porque tivemos algum ganho ou sensação de prazer com esse “algo ruim”. E o saudosismo? O saudosismo é a fidelidade a idéias de costumes que não existem mais, um movimento nacionalista português que teve início no século XX, poético e filosófico, baseado na saudade. E que saudade...

O saudosismo é o viver de saudade, nas referências e vivências de um passado, que passou, passou. O saudosismo muitas vezes traz o sabor que diminui e desvaloriza o presente e super valoriza um passado. O problema do saudosismo ou da saudade exarcebada é a super valorização do que não se tem mais, se foi, passou; e a sub valorização do que se tem e tudo que se pode ter, conquistar, viver. Gera-se uma “bola de neve” de sentimentos paralisantes que mistificam e utopia uma vida que passou. Ao invés de olharmos para frente, passamos a olhar para trás e quem anda olhando para trás, acontece o quê? Não enxerga as oportunidades, as coisas e muito menos a parede que está na frente. E dá Le de cabeçada na parede!

Mas, sentir saudade é ruim? Se você sofre com isso, sim... mas, se te traz o sabor do privilégio de uma lembrança que às vezes é só sua... aí a saudade é uma delícia! Afinal, como não sentir saudade de coisas boas, de alguém querido que se foi ou está longe, (né Fabi!?)? De uma época? De um cheiro, sabor, sensação? Do filho quando pequeno? De um lugar, uma viagem? De uma surpresa? Da juventude? De um grande amor? Não tem como!

A saudade pode ser o purgatório de um lamentável presente e desesperançoso futuro. Ou pode ser o catalisador de uma inspiradora vida. A saudade existe para se andar com ela, não contra ela ou dependente dela.

Tem uma frase que diz: “Na vida o que vale não é quantas vezes respiramos, mas quantas vezes perdemos o fôlego”. Que fiquemos sem ar muitas e muitas vezes ao longo da vida para assim deixar uma saudosa história!

POEMA DA SAUDADE:

Ihhhh! Passou....
Ahhhh! Foi bom....
Uhmmm! Quero mais....
Ihhhh! Acabou?
Ahhhh! Volta....
Uhmmm! Quero mais...
Ihhhh! Não tem mais?
Ahhh! Mas, foi bom...
Uhmm! E agora?
Ihhhh! Acabou!!
Ahhhh! Não! Quero mais, quero mais, quero mais,
volta, volta, volta, voltaaaaaaaa.....

Nenhum comentário: