quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Terceirizando-Se

Estamos na era da terceirização, já repararam? Até aí ok, maravilha! Mas, acho que a terceirização, esta indo além dos benefícios práticos funcionais. Como terceirizar alguns serviços, pedir pizza em casa, áreas de trabalho, viva o mundo otimizado e moderno! Mas, acho que estamos passando dos limites e terceirizando, valores, papéis, e até a fé - coisas que vão além dos benefícios práticos emocionais, não acham? 
Terceirizamos a paternidade para as babás e avós, o cérebro para o Google e internet, as relações pessoais para o facebook, MSN, sms, whatApps, e até a fé. Terceirizamos até a fé e sabe para onde? Para a psicanálise. Qualquer instabilidade emocional corremos para a terapia. Não que eu seja contra, ao contrário, ao contrário mesmo. Mas, fé é algo além de nós, maior que nós, que estamos deixando de lado e substituindo, por resultados pontuais e rápidos. Terceirizamos também o amor pelos “deliverys”, pelas intensas e rápidas histórias, pelo viver tudo loucamente e numa noite só. E paradoxalmente, por mais lúdico, prático e fácil, com acessibilidade, informação, e milhões de aplicativos interativos, nos sentimos cada vez mais vazios e sós.
E por que isso? Ficamos mais superficiais?
Acho que não e sim ao mesmo tempo. Na verdade a vida tem nos obrigado a olhar ou viver as coisas de forma mais abrangente e com menos profundidade. E nessa abrangência, um tanto quanto individualista, ou situacional, nos perdemos no conceito: quero, devo, posso.
Quero, devo e posso ver meus filhos crescerem e participar de sua criação, educação mais ativamente? Quero, devo e posso, guardar de cabeça os telefones das pessoas que eu gosto, ir até os lugares e descobri-los; e ter minha própria e natural opinião, sem pesquisar todos os detalhes e resultados pela internet? Ou aprender os caminhos independentemente de ter GPS? Quero, devo e posso, encontrar com as pessoas que são importantes para mim para papos “olho no olho”, viver aqueles momentos que a gente nunca esquece, e deixar de lado a vida daqueles “1.458” amigos que se quer sei o nome direto, mas ta lá no meu facebook? Quero, devo, posso simplesmente acreditar na fé, em algo maior e conversar com Deus, entrar em contato comigo mesmo - sabendo e acreditando que as respostas vêm através de fatos e dos sentimentos; sem correr para um analista, terapeuta, psicólogo, psiquiatra que por alguns muitos reais vai te trazer essa paz momentânea que tanto precisamos? Quero, devo e posso, me abrir para viver um amor com todos as coisas boas e ruins que ele sempre vai nos trazer?  
Terceirizar não é o problema, quem vive hoje sem babá, sem internet e todos os seus aplicativos, sem um bom terapeuta para nos ajudar a entender essa vida louca que somos obrigados a viver, e sem umazinha de vez em quando? O problema não esta na terceirização, mas na dose que estamos fazendo isso. E muitas vezes transformamos o que poderia ser o remédio em veneno, felicidade em insatisfação, praticidade em culpa, modernidade em vazio.
Não tem jeito, para uma vida dosada e feliz é necessário dedicação, paciência, auto análise, investimento e a cima de tudo, de escolhas, alguns “abrir mão”. A vida é cheia de vazios que podemos preencher com um pouco mais de verdade. De verdade do que somos e queremos – e essa resposta só você sabe. E se não sabe, que tal descobrir?

Nenhum comentário: