segunda-feira, 17 de setembro de 2012

A Sinergia de Deus.



- Deus, quanto é dois mais dois? – perguntou um menino a Deus.
- Cinco – respondeu ele.

Cinco? Voltou o menino para casa se questionando se Deus era bom mesmo em matemática. Mas, como Deus, tão sábio, poderia não saber fazer uma conta tão simples?

Ao chegar em casa, o menino, resolveu entrar no Google, afinal lá ele encontra respostas mais seguras e certas que as de Deus. E mais confuso ainda ficou ao ver o que Deus queria dizer com aquela resposta.

O menino encontrou no Google o conceito da sinergia: combinação de dois elementos de forma que o resultado dessa combinação seja maior do que a soma dos resultados que esses elementos teriam separadamente.

O menino entendeu o que Deus queria dizer com aqueles 25% a mais em sua resposta e naquele momento, Deus, mudou sua vida.

Fico feliz mesmo que em ficção, de ver que os meninos ainda podem entender certos valores que estão se perdendo cada vez mais nos tempos modernos.

A individualidade exacerbada esta afogando todos os tipos de relação – pessoal, profissional, familiar. As pessoas não conseguem entender que a soma dos meus 50% com os seus 50%, não dá 100%, mas sim 125% - só que nem Deus consegue fazer com que a humanidade entenda isso hoje em dia. E talvez seja por isso, que o mundo anda por aí perdendo esses 75% que poderia existir, sem perceber.

E ainda achamos que Deus era ruim de matemática.

Esses 25% é resultado de uma soma que só existe porque a gente existe. Um particular nosso, consequência de nós dois, e que nós ganhamos. Sinergia é isso. Resultado a mais, fruto de uma combinação que separadamente não teríamos.

Pena que hoje as pessoas estão preferindo viver só, trabalharem sós, não gerarem famílias, filhos – por uma nova cultura, medo de se magoarem novamente, questões financeiras, praticidade ou sei lá. E talvez por isso o mundo esteja se perdendo, emburrecendo e ficando cada vez mais só.

Só lamento.

Seria ótimo poder transformar o si em nós, fazendo com o que nós, se transforme no que somos de melhor. Mas, isso é seu papel, Deus? 

Nenhum comentário: